ANO LETIVO DE 2014

 

ORIENTAÇÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO
DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL  E DO CURSO E COLÉGIO SELETIV0

Educação Infantil - Ensino Fundamental  

Ensino Médio

Senhores pais :

        SELETIVO: uma das escolas associadas ANGLO.

O Curso e Colégio Seletivo e a Escola de Ensino Fundamental Seletivo são escolas brasileiras associadas ao Sistema Anglo de Ensino.

Esse sistema apoia se em cinco pilares pedagógicos:

       - aula bem proposta

       - aula bem preparada

       - aula bem dada

       -aula bem assistida

       - aula bem estudada

    Aula bem proposta:- o SAE (Sistema Anglo de Ensino) distribui criteriosamente a programação a ser desenvolvida pelas aulas previstas pelo calendário escolar, dando tempo suficiente tanto às exposições teóricas do professor quanto à realização de atividades, em classe, pelos alunos.

     Aula bem preparada:- os planos de aulas fornecidos pelo Anglo são bem detalhados, fornecendo aos professores todas as informações necessárias à preparação das aulas. Essas informações são devidamente discutidas pelos professores e coordenadas e freqüentemente enriquecidas mediante pesquisas e reflexões.

    Aula bem dada:- ocorrerá sempre que o professor conseguir reunir competência pedagógica, caracterizada pelo uso de estratégias motivadoras, a sólidos conhecimentos gerais e específicos e o satisfatório nível de relacionamento pessoal.

     Aula bem assistida:- caracterizada pelo empenho do aluno em aprender. Esse interesse discente é imprescindível. Afinal, jamais conseguiremos vender algo a alguém determinado a não comprar...

     Aula bem estudada:- é o resultado da resolução diária de todas as tarefas mínimas propostas pelo material Anglo. O ideal é que, além dessas tarefas mínimas, o aluno também tente resolver as complementares.

     A resolução de tarefas ( Mínima e Complementar )conduz o aluno à obtenção de hábito de estudo, fundamental a um aproveitamento escolar realmente consistente.

      HORÁRIO DAS AULAS:

          A Educação Infantil funciona nos períodos da manhã e tarde com o Pré -I e Pré -II no horário compreendido entre 7h15 - 11h30 e 13h15 - 17h30, respectivamente.

          Os alunos do ENSINO FUNDAMENTAL, terão suas aulas no período da manhã, no horário compreendido entre 7h15 e 11h30 e no período da tarde no horário compreendido entre 13h15 e 17h30.   

      As aulas dos alunos do ENSINO MÉDIO desenvolver-se-ão no período da manhã a partir das  7h15 podendo se estender até as 13h, de acordo com sua matriz curricular.

      Para os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, o período da tarde será destinado a aulas de reforço , recuperação e  dependência,  caso seja necessário, e ainda para avaliações e aulas de Educação Física, além de outras atividades didáticas como pesquisas,eventuais projetos, etc.

      CALENDÁRIO ESCOLAR:  A UTILIZAÇÃO DOS SÁBADOS:

     Serão dois os calendários escolares que regerão as nossas atividades em 2014: um para a educação básica - Educação Infantil e  Ensino Fundamental ( 1o ao 9o ano), e um outro para o Ensino Médio ( 1a. a 3a. séries )

Os sábados poderão ser utilizados da seguinte forma:

  • Ensino fundamental II :  para realização de Simulados.
  • 1ª e 2ª séries do Ensino Médio: Aplicação das provas bimestrais e de simulados.

  • 3ª série do Ensino Médio: Aplicação das provas bimestrais e de simulados do Sistema Anglo de Ensino.

      NORMAS DISCIPLINARES:

      1) HORÁRIO DE ENTRADA:  7h15, no período da manhã e 13h15 no período da tarde, com tolerância até às 10(dez minutos). Caso haja reincidência, o aluno não poderá mais usufruir dessa prerrogativa, ficando sem permissão para assistir a primeira aula. Se o aluno chegar após os dez minutos , deverá aguardar no pátio o início da segunda aula.

        Após início da segunda aula o aluno não poderá entrar, a não ser que os pais justifiquem seu atraso, motivado por doença ou problemas realmente relevantes, de ocorrência devidamente comprovada por escrito ou por telefone;

      2) SAÍDA ANTECIPADA: o aluno poderá ausentar-se antes do final das aulas somente mediante autorização expressa dos pais (não serão permitidos bilhetes)

      3) CABULAR AULAS: ao aluno cabe assistir a todas as aulas do dia. Sua permanência no pátio, durante as aulas, resultará não apenas em falta mas também em advertência;

      4) ATRASO PARA RETORNAR À CLASSE APÓS INTERVALOS: implicará em falta na respectiva aula, além de advertência pela DIREÇÃO;

      5) UNIFORME: consiste no uso da camiseta, dotada do emblema da escola. É obrigatório e, portanto, condição indispensável ao ingresso à escola. Será permitido, a ambas os sexos, o uso de bermudas. Não será permitido o uso de shorts, saias curtas e chinelos.

        Em horários extras (aulas de reforço, trabalhos de pesquisas, etc.) não será necessário o uso do uniforme mas o aluno não poderá trajar camisetas com estampas ou palavras obscenas ou que incentivem a violência, o uso de substâncias prejudiciais à saúde, etc. Não será também permitido o uso de shorts, saias curtas pelas alunas  e chinelos.

      6) AVALIAÇÕES BIMESTRAIS: Os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio serão avaliados, através de provas bimestrais marcadas pela Escola. A partir da 6o ano os alunos também serão avaliados por simulados bimestrais elaborados pelos professores, de valor 1,o ponto .  Para os  alunos do Ensino Fundamental I, os simulados são optativos.

    No Ensino Médio, as provas bimestrais terão valor máximo igual a 7,0 ( sete). A esta nota será somada a  nota obtida numa avaliação externa realizada pelo Sistema Anglo de Ensino ( simulado), bimestralmente,em data de prévio conhecimento de todos,  cujo valor máximo é 3,0 pontos.

    RECUPERAÇÃO CONTÍNUA BIMESTRAL: O aluno que não conseguir nota pelo menos igual a 5,0 ( cinco) nas disciplinas( ou frentes) de sua série/ano , no bimestre, serão oferecidos estudos de recuperação na forma de recuperação contínua ( bimestral) onde o professor retomará os conteúdos não assimilados no bimestre através de orientações de estudos e atividades/aulas em período diverso, caso necessário,  e fará após esse período, uma prova de recuperação, marcada pela Escola, onde o valor máximo que poderá obter é 5,0 ( cinco), ficando com, no máximo,  esta média bimestral na disciplina( ou frente). No calendário de provas já consta o período das provas de recuperação.

    PERDA DE PROVAS: o aluno que faltar às provas bimestrais marcadas pela Escola deverá requerer na secretaria ou sala de recursos humanos uma outra prova ( 2a. chamada ),no máximo até dois úteis após a realização da prova não realizada, de acordo com o calendário de provas que será de seu conhecimento prévio,  pagando uma taxa por prova solicitada,taxa essa  a ser estabelecida pela Escola no início do ano letivo e comunicada aos alunos ou responsáveis . Casos excepcionais envolvendo hospitalizações, doenças prolongadas, etc., receberão soluções especiais, adequadas a cada caso. O aluno que faltar ao simulado do Sistema Anglo de Ensino não terá direito a outro, devendo ficar com a nota obtida na prova bimestral da disciplina ou frente.

    DOS TRABALHOS DOMICILARES :

    Considerando o que dispõem o Decreto-lei nº 1044, de 21 de outubro de 1969 e a Lei Nº 6.202, de 17 de abril de 1975 é concedido ao aluno(a) o direito de realização de trabalhos domiciliares de compensação de faltas, nos casos de doenças infecto-contagiosas, traumatismos ou outras justificativas médicas que impeçam a frequência normal às atividades, comprovados por atestado médico.

    Nos casos de alunas gestantes, é concedido o direito de exercícios domiciliares a partir do oitavo mês de gestação, pelo prazo de 90 (noventa) dias.

    O(a) aluno(a)  ou seu representante legal poderá requerer, os benefícios do Decreto-lei nº 1044/69 ou da Lei Nº 6202/75 dentro de 05 dias uteis contados a partir do início do impedimento, expressamente comprovado por ATESTADO MÉDICO PADRÃO, que deverá conter laudo circunstanciado e deverá constar o início e o término do afastamento, como também o CID (Código Internacional de Doenças). Caso o requerimento não seja protocolado na secretaria da escola no prazo de 5 dias uteis, conforme descrito acima, o requerente perderá o direito ao benefício.

      7) FUMAR: é proibido, segundo a legislação vigente; portanto fica proibido fumar nas dependências da escola, bem como fazer uso de qualquer tipo de droga;

      8)  USO DE CELULAR E MP3 PLAYER: Fica proibido o uso de celular e/ou mp3 player nas SALAS DE AULAS, ou qualquer outro aparelho eletrônico de áudio/video, devendo esses aparelhos permanecerem desligados durante o período de aulas e avaliações.

      9) DANIFICAÇÕES DE MÓVEIS E EQUIPAMENTOS: implicarão no ressarcimento dos gastos gerados por consertos ou reposições, além das punições cabíveis, conforme o REGIMENTO ESCOLAR;

      10) NAMORO: não serão permitidos, dentro da escola, os contatos físicos comuns às situações de namoro (abraços, beijos, etc);

     12) PERMANÊNCIA EM SALA DE AULA NOS INTERVALOS: não será permitida, sob qualquer pretexto;

      13) BRIGAS: são consideradas faltas disciplinares GRAVES, redundando na suspensão dos envolvidos;

      14) INDISCIPLINA EM SALA DE AULA: o aluno que não se comportar devidamente em sala de aula, atrapalhando o trabalho do professor e dos colegas, será colocado para fora e encaminhado à Direção, cabendo a esta comunicar aos pais ou responsáveis;

      15) AGRESSÕES VERBAIS: não serão admitidas, sobretudo a PROFESSORES e FUNCIONÁRIOS. As agressões serão sempre motivo de punições.

        A transgressão a essas normas, bem como o enquadramento do aluno em outros atos de indisciplina redundará em advertências e suspensões, que poderão culminar com a sua transferência compulsória.

    PROCEDIMENTOS DA ESCOLA EM CASOS DE EVENTUAIS FALTAS DE PROFESSORES:

        É praxe desta escola evitar, ao máximo, aulas vagas e alunos ociosos no pátio. Quando ocorrem eventuais faltas dos docentes, outros professores costumam assumir seus lugares e essas ocasiões são normalmente aproveitadas para que experiências pedagógicas contemplem aspectos nem sempre enfatizados ou sistematizados na sala de aula do dia a dia (aspectos psicológicos do comportamento, aspectos éticos, valores, a questão da cidadania, o aprimoramento da capacidade de conviver, as situações emergenciais ditadas pela realidade social, etc.)

        Longe de serem vistas como simples "quebra - galhos", essas substituições já são por nós previstas e encaradas como excelentes oportunidades de desenvolvermos os aspectos humanísticos da educação, que tanto prezamos.

    AS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO MÉDIO

       O ensino da língua espanhola, de oferta obrigatória pela escola e de matrícula facultativa para os alunos do Ensino Médio , conforme prevê a Lei 11.161/2005, é oferecido no período da tarde, uma vez por semana, após consulta realizada com os alunos no início do ano letivo.

    AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA:

       São ministradas no período da tarde e os alunos são agrupados por sexo e por modalidades esportivas. As modalidades praticadas decorrem do acerto entre professor e alunos e das viabilidades oferecidas pela escola.

        Os esportes comumente mais praticados têm sido o basquete, o volei, o futebol de salão e o hand-ball.

        O uniforme para a prática da Educação Física é combinado entre professor e alunos.

        É muito importante destacar que a freqüência às aulas de Educação Física é obrigatória e que um número de faltas anuais superior a 25% das aulas dadas leva o aluno à reprovação na série cursada, independentemente das notas obtidas nas demais disciplinas.

    A DISPENSA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA:

      A legislação vigente prevê a dispensa das aulas de Educação Física nos seguintes casos:

  • quando o(a) aluno(a) exercer atividade profissional por um período diário não inferior a seis horas;
  • quando apresentar algum problema de ordem médica que o(a) impeça dessa prática;
  • quando estiver prestando o serviço militar;
  • quando tiver, no mínimo, trinta anos de idade;
  • quando a aluna já for mãe;

    Se o(a) aluno(a) enquadrar-se num desses casos, deverá requerer sua dispensa, juntando os documentos comprobatórios (atestado médico ou atestado de exercício profissional, etc.). Maiores informações poderão ser fornecidas pela secretaria da escola, onde se encontram os modelos de requerimentos.

    A não solicitação dessa dispensa todavia, mesmo nos casos em que o(a) aluno(a) a ela faça jus, implicará o registro de faltas pelo professor responsável.

     OS CRITÉRIOS DE PROMOÇÃO, RECUPERAÇÃO FINAL E RETENÇÃO:

    A avaliação do rendimento escolar compreenderá a avaliação do aproveitamento e a apuração da assiduidade.

        O ano letivo é dividido em quatro bimestres e em cada um deles o aluno recebe, em cada componente curricular, uma nota graduada de zero a dez.

        Será considerado promovido para a série seguinte o aluno que obtiver média anual igual ou superior a 5,0 em cada uma das disciplinas estudadas e freqüência igual ou superior a 75% das aulas dadas em cada uma dessas disciplinas;

        Será considerado em recuperação final o aluno que, com freqüência anual igual ou superior a 75% das aulas dadas em cada um dos componentes curriculares, não obtiver em um ou mais componentes, desde que não em todos, média final igual ou superior a 5,0;

        Será considerado retido, sem chance à recuperação final o aluno que não atingir num determinado componente curricular a freqüência mínima anual de 75% das aulas dadas ou o aluno que não conseguir média final igual ou superior a 5,0 em todos os componentes (o aluno não aprovado num único componente sequer);

        Será considerado retido na(s) disciplina(s), após os estudos de recuperação final, o aluno que não obtiver, no mínimo, a média 5,0, extraída da seguinte operação: média final anterior à recuperação :mais nota obtida na recuperação final dividido por 2.

        OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: A partir do oitavo ano do ensino fundamental e ao longo de todo o ensino médio, alunos reprovados em até dois componentes curriculares, no máximo, serão considerados parcialmente aprovados, isto é, passarão à série seguinte mas carregarão, como dependência, a(s) disciplina(s) em que ficarem retidos.

        Se o aluno for retido no 9o ano do EF II  ou na terceira série do ensino médio, em até duas disciplinas, poderá cursar, no ano subseqüente, apenas esses componentes. Entretanto, não receberá o certificado de conclusão do grau cursado enquanto não for aprovado.

         De acordo com a Deliberação CEE 120/13 os alunos  ou seus responsáveis, quando for o caso,  terão direito à  solicitar, após a publicação dos resultados finais, pedidos de reconsideração e recursos referentes aos resultados finais de avaliação. Em atendimento ao disposto na Deliberação CCE 120/13, comunica aos pais ou responsáveis legais dos alunos deste Estabelecimento de Ensino sobre o pedido de reconsideração ou recurso, com base nos artigos 3º e 4º da citada Deliberação, que após a divulgação dos resultados finais pela Escola,em data e local  já determinados e de conhecimento público o pai ou responsável terá, no máximo, 5 dias para dar início ao processo do pedido de reconsideração de resultados finais dirigidos ao Diretor e protocolado na secretaria da Escola.

    OS BOLETINS ESCOLARES:

        Bimestralmente, os boletins escolares, contendo médias e faltas, estarão disponíveis nas reuniões de pais e mestres e na Internet no site da escola.

        Os pais, para isso, devem acessar nossa página na Internet no link notas on - line. O endereço é www.seletivo.tupa.com.br . Para tanto, deverá ser apresentado o RM do aluno (fornecido pela secretaria da escola), bem como sua senha, constituída dos dois últimos algarismos do ano de seu nascimento, dos dois algarismos referentes ao dia e dos dois algarismos referentes ao mês (do nascimento).

    AS REUNIÕES DE PAIS E MESTRES:

        Serão realizadas bimestralmente, ocasião em que os professores estarão à disposição dos pais para a discussão sobre o rendimento e a disciplina de seus filhos. Caberá à escola marcar os dias das reuniões e comunicar aos pais as datas estabelecidas. Deverão ser realizadas três reuniões anuais, nos meses de maio, agosto e outubro, que constarão no Calendário Escolar.

        O ATENDIMENTO AOS PAIS:

        Ocorrerá sempre que assim o desejarem. A escola estará sempre à disposição dos pais, no sentido de ouvir suas reivindicações, críticas e sugestões.

        Entendemos que somente a soma de esforços da escola e da família poderá conduzir a educação a resultados realmente satisfatórios.

        BIBLIOTECA - INFORMÁTICA:

           Embora datada de recursos ainda modestos nestas áreas, a escola já dispõe de condições capazes de permitir aos nossos alunos a pesquisa bibliográfica e a informatização a ponto de suprir suas necessidades básicas. 

           Para tanto, contam com a orientação de uma profissional especialmente destinada a essa função. Seu horário de prestação de serviços é das 7h15 às 12h15 e das 14h00 às 17:00h.

          Ciente do caráter insubstituível do livro na formação de seus alunos, a escola tem também se preocupado, de forma sistemática, em promover a ampliação de seu acervo.

          Você pode entrar em contato com a biblioteca através do endereço eletrônico: biblioteca.seletivo@terra.com.br

     

    FORMA DE PAGAMENTO DAS MENSALIDADES:

       As mensalidades vencem no dia 07 de cada mês. Os pais recebem em casa pelo correio ou o aluno recebe na classe no início do ano, onde irão os 12 boletos.  O boleto  pode ser pago tanto nas agências bancárias quanto na própria secretaria da escola até o dia do vencimento, após os vencimentos aos bancos. Os valores, bem como as possíveis multas decorrentes de atrasos, etc., acham-se devidamente expressos nos contratos de prestação de serviços

      PROCEDIMENTO DA ESCOLA EM RELAÇÃO AOS VESTIBULARES:

           O Seletivo adota atendendo aos interesses de seus alunos às voltas com os vestibulares, os seguintes procedimentos:

  • realização de , no mínimo, quatro simulados anuais e conseqüente divulgação do nível de desempenho dos estudantes;
  • exposição, em painel, de informações referentes às mais variadas faculdades e universidades, no que se refere a datas e providências para inscrições, realização de provas, etc.;
  • encaminhamento das dúvidas apresentadas pelos alunos, para que sejam devidamente dirimidas pelas escolas de terceiro grau;
  • realização das inscrições aos vestibulares, sempre que possível, mediante o pagamento de pequenas taxas, destinadas aos gastos implícitos nessa ação;
  • oferecimento de palestras proferidas por profissionais de nível superior, sobre profissões, mercado de trabalho, etc;
  • permissão do acesso, pelos alunos, ao banco de questões constantes de vestibulares já realizados pelas mais diversificadas faculdades e universidades;
  • fretamento de ônibus e acompanhamento dos vestibulandos, por professores da escola, às provas dos grandes vestibulares oficiais (FUVEST, VUNESP, UEL,UEM,  UNICAMP), se possível;
  • providências de alojamento e acompanhamento dos alunos, por professores da escola, durante sua estada em Londrina (UEL) e Maringá (UEM), para a realização dos vestibulares, se possível.

            O QUE A ESCOLA ESPERA DOS PAIS:

            Com o intuito de facilitar as relações escola - família e favorecer a adaptação de nossos alunos à vida escolar, solicitamos que os senhores pais adotem os seguintes comportamentos:

  • atentem para que seus filhos sejam pontuais, que não se atrasem;
  • criem condições adequadas para que eles venham sempre uniformizados;
  • comuniquem a escola (por escrito ou por telefone) quando os filhos tiverem de se retirar antes do final do período;
  • analisem as regras disciplinares da escola, discutindo-as com os filhos e orientando-os de que as punições, se ocorrerem, serão meras conseqüências provocadas pelo desrespeito às normas vigentes., E que portanto podem, obviamente, ser evitadas;
  • acompanhem as dificuldades de seus filhos;
  • procurem a escola sempre que tiverem dúvidas, sugestões, reclamações, reivindicações;
  • incentivem seus filhos à aquisição do hábito da leitura (jornais, revistas, etc.) e do hábito de estudar (não o estudo esporádico mas diário e tanto mais intenso quanto maior o grau de escolaridade);
  • providenciem, com presteza, eventuais documentos solicitados pela secretaria da escola;
  • compareçam às reuniões de pais e mestres.

Escola de Ensino Fundamental e Curso e Colégio Seletivo

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